conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

CONHECIMENTO SOLUÇÃO INOVAÇÃO

ARQUITETURA . INTERIORES . CONSTRUÇÃO . PAISAGISMO . DESIGN DE MOBILIÁRIO . CONSULTORIA

Mostra Casa & Cia Praia 2010

Espaço 20 - Quatro Estações

                A concepção do projeto paisagístico refere-se  as estações do ano.  Desenvolvemos esta idéia buscando demonstrar que é possível projetar um recanto agradável e alegre em qualquer estação do ano.
                Após diversas pesquisas de campo com clientes, amigos e familiares sobre o que lembraria para eles as quatro estações, definimos os tipos de materiais, vegetações e as propostas construtivas que caracterizariam cada estação. Começamos então o esboço do projeto.
                Começamos o projeto pelo Verão, pois é nele que se começa o ano. Logo na entrada do paisagismo dois buritis de 2m dão as boas-vindas.
                Pela captação de informações, ficou definido que o verão lembra a mescla de cores quentes e frias formando cores marcantes . A areia, água e a sombra aliado a recantos aconchegantes e bem definidos. A idéia foi construir uma fonte com pastilhas em cores misturadas, formando as cores do arco-íris. Um sofá em fibra natural( ideal para área externa) com almofadas brancas traz aconchego ao espaço. Para se ter uma releitura da areia, optamos pela pedra arenito na cor esbranquiçada, mas com pouca coloração amarelada. Um ombrelone com almofadas coloridas dá o toque final ao recanto. Uma mesa de apoio completa o verão. Marcando o entorno e por ser uma estação marcante, uma pata de elefante dá grandeza ao espaço. Pitangas anãs, à direita, definem o perímetro do caminho até a outra estação. À esquerda, podocarpus e dianelas delimitam o terreno.
                Percorrendo o caminho entramos no Outono, onde uma pérgola autoclavada, projetada com madeira de pínus tratada nos dá a sensação de tranqüilidade e bolachas de madeira quadrada definem o ambiente. Logo na entrada uma parede construída com pastilhas de vidro marron, permite ao visitante a ilusão de um painel de madeira quando visto à noite. Orquídeas bambu e fórmion deixam este painel ilusório mais interessante quando iluminados refletindo as plantas na parede, formando um quadro de sombras.  Marcamos os pilares da pérgola com kaizukas e iluminações, obtendo uma iluminação indireta sem ofuscar o público. Voais nos tons azul complementam o outono junto com a  Ficus que nos dá o charme das suas folhas secas caídas ao chão.
                Chegamos no inverno, demarcado por pedriscos brancos. Três painéis construídos em tijolos e rebocados, aplicados com pedras naturais e de granito mostra o tom mais neutro da estação. A lareira centralizada no painel do meio, demarca o recanto do calor e do aconchego. Iluminações colocadas por trás dos painéis laterais e na frente e completados com moréias dão mais vida e cor e ressaltam a sombra das plantas e a textura das pastilhas.
                Finalizamos o projeto Quatro Estações com a primavera, onde a vida se aflora e tudo fica mais colorido. Demarcamos a estação com uma calha ao chão feita em cimento e iluminada em todas as arestas por refletores, formando um espelho d’água de iluminações. Um recanto com uma cama com futon e um tecido tencionado em frente ao espaço das vegetações forma um fundo-paisagem, ou vice-versa. Compeltam todo o projeto plantas como Fênix, Fênix dupla, Cicas, Bromélias Imperiais, Capim Roxo, Liriópolis( capim branco), Pândano Duplo, Buxos Bonsai Gigante, Grama Preta e Buriti.

0 comentários:

Postar um comentário

ARQUITETURA AO ALCANCE DE TODOS