conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

CONHECIMENTO SOLUÇÃO INOVAÇÃO

ARQUITETURA . INTERIORES . CONSTRUÇÃO . PAISAGISMO . DESIGN DE MOBILIÁRIO . CONSULTORIA

Mostra Casa & Cia Praia 2009


Thira - Noites Gregas

O projeto foi pensado e dialogado, em uma temática específica voltada ao lazer e integração do homem à ambientação grega.

O litoral grego tem como característica principal sua formação geológica de origem vulcânica, com montanhas íngremes, vegetações de médio e pequeno porte e a convivência direta com o mar Egeu. Na arquitetura, a cor branca predomina com edificações sobrepostas, formando uma textura urbana única com terraços bem aproveitados.

A concepção do projeto busca o aproveitamento do espaço e a interação. A área externa é complementada por uma parede revestida com madeira de demolição, quadros com imagens de Santorini e uma faixa de mosaico com cores que remetem ao litoral grego. Na área coberta aberta, móveis em junco e adornos finalizam o ambiente. O piso da varanda recebeu detalhes em cerâmica branca e azul, características típicas das construções da Grécia. A iluminação de piso segue o caminho do acesso. Arandelas brancas fixadas na pérgola, balizadores e lampiões contribuem para deixar o ambiente perfeito para uma noite de verão com os amigos.

10/02/2009   07h01min

MOSTRA

História, cultura e bem-viver

  • A cada passo, a identificação da paisagem grega com o ambiente externo Thira Noites Gregas (nome em alusão à principal cidade de Santorini) ganha formas. Desde as aulas de História na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, os arquitetos Sávio Brum Leal e Jayme Keunecke reconheciam na região o forte uso do concreto pintado de branco, do azul e de avarandados nas construções sobrepostas: referências trazidas para o espaço de 33 metros quadrados, em uma releitura para receber amigos.

    No caminho de placas de porcelanato, entre grama e seixos, mais um elemento é explorado.

    – Escolhemos dispor pedras para remeter à formação geológica de origem vulcânica da região de Santorini – explica Jayme.

    A pérgola de pínus acolhe a cama de madeira adornada por cerâmicas criadas pelo artista Francisco Brennand. No período da noite, espetos com lâmpadas PAR 20, fixados nas caixas de concreto que sustentam a pérgola, criam iluminação intimista, junto às arandelas de ferro.

    Em formato de L, o percurso contempla os assentos de concreto e a parede lateral, com diferentes tipos de madeira de demolição e faixa de mosaico assinada pelo mosaicista Leonardo Posenato. Também trazidas dos estudos da dupla, plantas de pequeno e médio porte, como podocarpos, conferem a estética natural do recanto, adornado por quadros com imagens da ilha.

0 comentários:

Postar um comentário

ARQUITETURA AO ALCANCE DE TODOS